quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Detonado pokemon platinum parte 2

Fonte: Pokemon Mythology

A CONTINUAÇÃO DO JOGO
Você irá aparecer em seu quarto (sempre depois que você derrota a Elite 4 você aparece em seu quarto). Desça e sua mãe irá dizer que seu rival pegou um barco na cidade de Snowpoint... bom, por enquanto isso não importa. Antes de mais nada é importante obter a National Dex.
CONSEGUINDO A NATIONAL DEX
National Dex é uma Pokédex que guarda informações de todos os pokémons de todas as gerações. Ela é importante para fazer algumas coisas, por isso, tente conseguí-la para poder te ajudar a zerar o jogo. É preciso, primeiro, ter derrotado a Elite 4. Depois, ter a Sinnoh Dex completa. É preciso ter visto os 210 pokémons daquela Pokedéx que você recebeu do Profº Rowan no início da jornada. Atenção: você só precisa vê-los, não tem a necessidade de capturar todos os 210.
Talvez você tenha perdido o nº 150 - Manaphy. Este é o único que você não encontra por Sinnoh, nem com treinadores. Mas existe uma foto dele que se você vê-la, ele será adicionado à sua Pokédex. Está em um livro dentro do Pokémon Mansion, tem um guia sobre esse lugar mais abaixo. Feito isso, a sua Sinnoh Dex estará completa. Se ainda não estiver é porque você deixou de fazer alguma coisa durante a jornada. Certifique-se de qual pokémon você precisa ver e vá atrás dele, te desejo boa sorte. Se você viu vários pokémons selvagens e lutou com todos os treinadores no decorrer do jogo, é provável que depois de ver a foto de Manaphy a sua Sinnoh Dex já esteja completa. É, quem passava pelos lugares tentando evitar ao máximo os treindores agora se deu mal.
Depois de ter visto os 210 pokémons, volte à cidade Sandgem e fale com o Profº Rowan. Ele irá ver que você completou a Pokédex. Então chegará o Profº Oak (da região de Kanto) e te entregará a National Dex! Depois ele só irá falar das coisas novas que você poderá fazer agora com a National Dex. Assim que ele for embora, o Profº Rowan irá te dar o Poké Radar. Esse item serve para localizar pokémons nos matinhos. Tem pokémons que só aparecem numa área usando-se o Poké Radar.
Para usar o Poké Radar, fique no matinho (você não pode estar usando a bike nesse momento) e use-o. Uns matinhos começarão a mexer, ande sobre eles e aparecerá um pokémon, que pode ser um novo da área. Derrote-o ou capture-o, o Poké Radar ainda estará funcionando, mas se você fugir da batalha, só poderá usá-lo novamente após dar 50 passos. Também é possível achar pokémon shiny através do Poké Radar, muitíssimo raramente, nessa ocasião, o matinho ficará colorido.
Outra forma de encontrar novos pokémons é falando com a irmã de Lucas/Dawn na cidade Sandgem. Após pegar sua National Dex, entre na casa de Lucas/Dawn e fale com a menina que estiver lá. Ela dirá o pokémon e o lugar onde ele pode ser encontrado. Venha falar com ela todos os dias, cada dia tem um pokémon novo em Sinnoh.
POKÉMONS ESPECIAISTogepi: após derrotar o team Galactic em Eterna, Cynthia te dá um ovo dele se você estiver com um espaço vago em sua equipe.
Riolu: Riley te dá um ovo dele se você ajudá-lo na Iron Island.
Porygon: uma pessoa que vive numa casa ao norte do PokéCenter de Veilstone te dá um no lv.25
Eevee: Vá até a casa de Bebe (perto do PokéCenter) em Hearthome com um espaço vago na sua equipe e ela te dará um Eevee lv.20.
Drifloon: assim que derrotar Mars no Valley Windworks, irá aparecer um aqui sempre quando for sexta-feira.
Spiritomb: use um Odd Keystone na Spirit Tower na rota 209 e fale com 32 pessoas no underground de Sinnoh, sem contar os hikers que te dão itens, volte à Spirit Tower, agora ela é Hallowed Tower, lá você pode capturá-lo.
Rotom: vá ao Old Chateau na parte de trás da Eterna Forest entre 22:00 e 4:00, veja mais no nosso guia do Old Chateau
BATALHAS NOS CENTROS POKÉMONEm Platinum, existem alguns treinadores que aparecem nos Centros Pokémon de Sinnoh. Todos os dias eles aparecem em algum Centro Pokémon do continente e é possível batalhar com eles uma vez por dia, basta procurá-los em algum Centro Pokémon. Conforme você vai ganhando mais insígnias durante o jogo, os pokémons que estes treinadores usam vão subindo de level e evoluindo. Abaixo estão esses treinadores, com seus respectivos lugares e dia da semana onde estarão, bem como a equipe final que eles sempre terão, que fica quando você derrota a Elite 4.
Reporter & Camera Man separados
Segunda: Jubilife City
Terça: Hearthome City
Quarta: Jubilife City
Quinta: Jubilife City
Sexta: Hearthome City
Sábado: Battle Area
Domingo: Battle Area
ReporterDrifblim
Lv. 57
Luxray
Lv. 57
CameramanMagneton
Lv. 54
Magneton
Lv. 54
Mr. Mime
Lv. 55
Alakazam
Lv. 57
Reporter & Camera Man dupla
Segunda: Eterna City
Terça: Eterna City
Quarta: Veilstone City
Quinta: Nenhum conhecido
Sexta: Veilstone City
Sábado: Eterna City
Domingo: Eterna City
Reporter & CamermanGardevoir
Lv. 59
Magnezone
Lv. 59
Idol
Segunda: Pastoria City
Terça: Oreburgh City
Quarta: Nenhum conhecido
Quinta: Oreburgh City
Sexta: Pastoria City
Sábado: Snowpoint City
Domingo: Snowpoint City
IdolClefairy
Lv. 53
Clefairy
Lv. 53
Clefairy
Lv. 53
Clefairy
Lv. 53
Clefairy
Lv. 53
Clefairy
Lv. 53
Guitarist
Segunda: Canalave City
Terça: Canalave City
Quarta: Pastoria City
Quinta: Sunyshore City
Sexta: Sunyshore City
Sábado: Pastoria City
Domingo: Pastoria City
GuitaristKricketune
Lv. 53
PokéKid
Segunda: Floaroma Town
Terça: Solaceon Town
Quarta: Resort Area
Quinta: Floaroma Town
Sexta: Solaceon Town
Sábado: Resort Area
Domingo: Floaroma Town
PokékidPichu
Lv. 53
Pikachu
Lv. 53
Raichu
Lv. 53
Clown
Segunda: Celestic Town
Terça: Pastoria City
Quarta: Celestic Town
Quinta: Pastoria City
Sexta: Celestic Town
Sábado: Hearthome City
Domingo: Hearthome City
ClownMr. Mime
Lv. 56
Alakazam
Lv. 56
Ambipom
Lv. 56
ÁRVORES PARA SE USAR O MEL
Você deve ter notado que, durante a jornada, você encontra itens chamados Honey (mel). Estes itens podem ser usados num certo tipo de árvore, para que mais tarde, apareçam algum pokémon nela. Use o Honey na árvore e espere por mais ou menos de 9 à 12 horas. A árvore começará a chacoalhar. Examine a árvore e um pokémon selvagem aparecerá. Uma dica: salve o jogo antes de examinar a árvore. O pokémon que estiver na árvore não mudará se você depois desligar o jogo, mas o level e o sexo dele poderá mudar se você voltar do lugar onde salvou. Estes são os pokémons que aparecem nas árvores:

Wurmple
Combee
Burmy
Cherubi
Aipom (raramente)
Heracross (raramente)
Munchlax (muito raramente)

Os pokémons poderão aparecer entre os levels 5 e 14. É possível que alguns desses pokémons (principalmente Munchlax) apareçam só em árvores específicas. Se você demorar muito tempo pra voltar até a árvore (+ que 12 horas), o pokémon comerá todo o mel e irá embora.
ÁREAS OPICIONAIS, LENDÁRIOS E PÓS-JOGO
Agora que você obteve a National Dex, muitas áreas tornaram-se acessíveis para você. Algumas delas que estão a seguir podem ser acessadas ainda antes da batalha com  Elite 4. Vamos a elas!
O TRIO LENDÁRIO
O trio lendário, assim como nas versões antigas, podem ser capturados ainda antes de enfrentar a Elite 4. Eles são liberados assim que você enfrentar Giratina no Distortion World. Com a libertação deles, os TMs dos golpes Thunder, Blizzard e Fire Blast poderão ser encontrados. Traga muitas Ultra balls para tentar capturá-los.
AZELF
Ele está no Lake Valor. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 25. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.
MESPRIT
Ele está no Lake Verity. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 38. Ao encontrá-lo na caverna irá embora, e de agora em diante, ele poderá aparecer pelos matinhos do continente, assim como Latias, Latios e os cães lendários nas versões anteriores. Ele também pode aparecer quando estiver usando surf. Quando encontrá-lo, só dará tempo de atacar uma vez que ele irá fugir, e das próximas vezes que encontrá-lo, ele estará com o dano que você deixou da última batalha. Se você tem um pokémon que tem a habilidade que faz previnir que o pokémon escape da batalha, é bom usá-lo. Usar golpes que o deixe dormindo pode te dar umas rodadas até que ele acorde. Ele está no lv.50. Pode ser localizado pelo mapa do Pokétch (Marking Map) que o profº Rowan te fala.
UXIE
Ele está no Lake Acuity. Por aqui estará o TM 14. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.
ROTOM E O OLD CHATEAU
Esta área poderá ser acessada logo após atravessar o Cycling Road pela 1ª vez. Vá até a Eterna Forest e lá procure por algum lugar que, quando você usar Cut, consiga encontrar o Old Chateau. Dentro, poderá encontrar Gastlys lv.14-17 e alguns itens. Mas este lugar fica mais interessante à noite, quando é possível encontrar Rotom numa televisão que tem lá dentro. Em Diamond/Pearl era necessário ter a National Dex para fazer isso, mas como em Platinum a Sinnoh Dex foi expandida, já é possível obtê-lo agora mesmo, que o local se tornou acessível. Venha aqui no horário entre 22:00 e 4:00, de acordo com o horário de seu Pokétch. Fale com Gardenia do lado de fora e vá investigar a TV que tem lá dentro. Você terá a chance de encontrar um Rotom lv.20. Ele é do tipo fantasma/elétrico
Em Platinum Rotom tem a habilidade de alterar sua forma, podendo aprender um golpe do tipo fogo, ou do tipo voador, ou gelo, ou água, ou planta, mas isso irá depender da forma em que se transformar. Para Rotom se transformar, é necessário a Secret Key, um item que só é obtido em eventos da Nintendo. Se você tiver a sorte de conseguir esse item, vá ao prédio do Team Galactic que tem ao norte da cidade Eterna. Lembre-se de trazer o seu Rotom. Então, fale com a parede no canto superior-esquerdo na sala do andar térreo. A Secret Key abrirá uma passagem secreta, onde se encontram os eletroeletrônicos que mudam a forma de Rotom. Basta falar com eles e pedir para que Rotom se torne o motor desses aparelhos, que ele mudará de forma. Na primeira vez que for alterar sua forma, o prof. Rowam chegará e dirá sobre seu amigo professor da cidade Eterna e dirá algumas coisas sobre Rotom
Se Rotom tiver 4 golpes e estiver na sua forma original, terá de esquecer um golpe para poder se transformar e aprender um golpe especial de um determinado tipo. Caso ele esteja mudando de uma das formas alternativas para a outra, apenas seu golpe especial mudará. Para ele voltar ao normal, basta ir ao local vago e dar "recall" que Rotom voltará à sua forma original.
Rotom:
Eletroeletrônico correspondente:
Golpe especial que aprende:
Tipo do golpe especial:
forno
Overheat
fogo
ventilador
Air Slash
voador
refrigerador
Blizzard
gelo
máquina de lavar roupa
Hydro Pump
água
cortador de grama
Leaf Storm
planta
FULL MOON ISLAND E CRESSELIA
Você só poderá encontrá-la assim que conseguir a National Dex. Tem uma família na cidade Canalave numa casa que está acima do porto, fale com eles, tem um menino doente que só pode ser curado com a Lunar Wing, guardada por Cresselia. Depois de falar com eles, fale com o cara que te leva de barco (que se revela ser o pai do menino doente), e você irá até a Full Moon Island. Lá, encontrará Cresselia, mas ela voará, deixando cair a Lunar Wing, e você poderá encontrá-la nos matinhos do continente, assim como Mesprit.
É uma boa usar a Master ball contra ela, já que você encontra ela no matinho sem saber quando. Em lendários que ficam parados, esperando que você batalhe, nestes é melhor usar Ultra Ball, assim você poderá salvar antes da batalha, e caso não capture, poderá voltar de onde salvou. Cresselia está no lv.50, pode ser localizada pelo mapa do Pokétch. Depois de capturar Cresselia, volte para ver o menino doente em Canalave, e ele estará curado. Após isso, fale para o marinheiro te levar até a Iron Island, entre na casinha lá e encontre Byron, você pode receber o Metal Coat dele.
ENCONTRANDO DIALGA E PALKIAEm Platinum é possível batalhar com ambos, Dialga e Palkia. Para isso, vá até a cidade Celestic. Fale com a avó de Cynthia na casa ao norte da cidade. Depois disso, você terá que subir o Mt. Coronet até o Spear Pillar, o lugar onde Cyrus despertou Dialga e Palkia, e Giratina consequentemente. Enquanto você estiver subindo, há momentos em que você fica do lado de fora da caverna, numa área onde neva, você deve lembrar. Na primeira área onde neva que passar, entre na caverna ao norte-direito e use Waterfall. Encontre uma caverninha com dois itens e uma pedra. Fale com a pedra e pegue os itens, são Adamant e Lustruous Orbs, itens necessários para fazer surgir os portais de Dialga e Palkia no Spear Pillar.
 
Verifique se o Adamant Orb e o Lustruous Orb estão na sua mochila. Continue subindo até o Spear Pillar. Quando chegar lá verá um portal azul, fale com ele e começará a batalha contra Dialga, que estará no lv.70. Após a batalha/captura, volte para o Mt. Coronet e saia denovo. Verá que agora apareceu um portal rosa, fale com ele e começará a batalha contra Palkia, que estará no lv.70.
SOLACEON RUINS
Aqui é onde você poderá encontrar os Unowns lv.14-25, cada um desses pokémons representa uma letra do alfabeto. Quando entrar, na parede, tem uma mensagem na linguagem dos Unowns, ela diz a direção que você deve ir. Saia pelo norte-direito e fale com o menino. Depois saia pelo sul-esquerdo. Lute com um treinador aqui, depois faça seu caminho pelo norte-direito. Daqui, siga pelo norte-esquerdo. Saia pelo norte-esquerdo de novo. Por fim, use a saída do sul-esquerdo e estará numa sala onde poderá recolher os itens. Lá estará o HM Defog, Nugget, Mind Plate e Odd Incense - os dois últimos aumentam o poder de golpes psíquicos. Explorando outras escadas, você poderá achar waterstone, firestone e thunderstone com a ajuda do Dowsing Machine de seu Pokétch. Do lado de fora da caverna dos Unowns tem duas casas, em uma delas, uma mulher te dá o Seal Case e um menino vai te dando seals a cada Unown diferente que você derrotar. Tem um item em cima da entrada da Solaceon Ruins, você só terá acesso àquele local quando capturar todos os 28 tipos diferentes de Unowns e entrar no Ruin Maniac’s Tunnel na rota 214.
 
FUEGO IRONWORKS
Este lugar pode ser acessado assim que você obter o HM 03 - Surf. Você encontra este lugar usando surf na rota 205. Do lado de fora você pode encontrar pokémons selvagens, inclusive Magmar. Dentro tem alguns treinadores e itens. Tem umas setas no chão que, quando pisadas, te arrasta para a direção que elas apontam, assim como no ginásio de Giovanni nas versões FireRed/LeafGreen e o ginásio de Tate e Liza em Ruby/Sapphire. Não é muito complicado, basta prestar atenção na direção em que as setas apontam. Apenas certifique-se de ter falado com todos e pegado todos os itens, pois um deles é o TM 35 - Flamethrower!
WAYWARD CAVE
Esta caverna fica situada na rota 206, assim que atravessar a Cycling Road já é possível chegar nela. Lá dentro é tudo escuro, de forma que sua visão fique limitada a um passo de distância. Os jogadores das versões anteriores que pensaram que estavam livres de ter que usar o Flash nessas versões, se enganaram. Em Diamond e Pearl é possível usar Flash fora das batalhas sim! Assim como o Dig, é um TM que funciona como HM. Ele é o TM 70, que pode ser encontrado dentro da Oreburgh Gate, depois de se usar Rock Smash. Verifique se você já tem ele. Senão, também é possível comprar um no Veilstone Department Store.
Se você quiser tentar atravessar a caverna mesmo sem Flash, já vou avisando que a travessia é difícil porque haverão batalhas em dupla. Traga um pokémon que saiba usar Rock Smash. Para usar iluminar a caverna, basta fazer o seu pokemon usar Flash e sua visibilidade melhorará. Procure pelos itens na caverna. Aqui, encontre uma treinadora pokémon chamada Mira, ela pedirá sua ajuda para leva-la até a saída da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Kadabra lv.18.
Mira lutará ao seu lado comKadabra lv.18
Você não poderá usar o Escape Rope ou o Dig para leva-la à saída da caverna, portanto, lembre-se do caminho de volta. Assim como todo treinador que te segue para fazer batalhas em dupla, seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Batalhe à vontade, já que seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Apenas leve Mira até a saída da caverna. É bom ajudar essas pessoas, porque depois você pode revê-las no Battle Tower no fim do jogo, e elas te ajudarão em batalhas em dupla, se escolher esta opção no Battle Tower. Saiba mais pra frente no guia do Battle Tower.
De volta a rota 206, siga o caminho com matinho que tem à esquerda da entrada da Wayward Cave. Passe por debaixo da ponte que é da Cycling Road e prossiga caminho em direção ao norte, até você encontrar uma outra entrada da Wayward Cave. Essa entrada fica debaixo da ponte e não dá para vê-la. Na figura acima eu destaquei o personagem para você saber o local exato da entrada. Aqui não será necessário o uso de Flash, e nem da técnica Strength (diferente do que era em D/P - logo, a caverna se torna acessível mais cedo no jogo). Neste lugar é possível encontrar o pokémon Gible lv.15-17, do tipo dragão/terra, ele é assim com Dratini e Bagon. Nesta parte da caverna você encontra alguns itens, e terá que fazer várias manobras com a velocidade de sua bike para seguir adiante (mudando a velocidade da bike enquanto pula as "lombadas" e tendo que virar a bike rapidamente quando o espaço é curto para tomar impulso). O bom nisso tudo é que no final você encontra escondido o TM 26 - Earthquake!
POKÉMON MANSION & TROPHY GARDEN
Este lugar torna-se acessível depois de ter visto seu rival saindo ao sul de Hearthome seguindo em direção a rota 212. A Mansão Pokémon está localizada na própria rota 212. Aqui tem mulheres bloqueando a entrada de duas salas, nas outras você pode conseguir itens! Procure pelos itens, olhe no lixo, fale com as pessoas, encontre o Mr. Backlot. Em Platinum, a mulher que bloqueia a entrada da esquerda agora convida você a batalhar com várias Maids consecutivamente, todos os dias. Outra coisa importante a fazer aqui é ver a foto que está no livro, ela mostra Manaphy. Ao ver a foto, a Pokédex conta como um pokémon visto, e Manaphy é necessário para se obter a National dex.
Tem uma porta que te leva para fora da mansão. Você chegará à Trophy Garden, aqui você pode encontrar Pichu e Pikachu. Depois de ter conseguido a National Dex, você pode voltar aqui e falar com o Mr. Backlot todos os dias para ter um novo pokémon a ser encontrado na Trophy Garden. Depois de ter dois pokémons adicionais na Trophy Garden, na 3ª vez que você for falar com ele, ele irá substituir o primeiro pokémon adicional, e assim sucessivamente.
Aqui tem alguns pokémons que, ao falar com ele, ele poderá adicionar na Trophy Garden: Meowth, Jigglypuff, Clefairy, Chansey, Eevee, Ditto, Marill, Castform, Plusle, Minun, Bonsly, Mime Jr., Happiny, Cleffa, Igglybuff, Azurill; e aparecem entre os levels 16-19.
A ROTA 224
Assim que você tiver derrotado a Elite 4, você poderá chegar aqui. Será preciso ter obtido a National Dex. Use Fly e voe até a Pokémon League (norte da Victory Road). Desça a cachoeira e entre na Victory Road. Tenha certeza de que está trazendo um pokémon com a técnica do Defog. Após entrar, desça e use Rock Climb para descer a parede escalando.
Siga para a esquerda e depois para o norte, suba as escadas que estão perto de um velho. Siga caminho, entre numa entrada que tem ali e siga até encontrar uma garota (é aqui que precisa usar Defog). Esta garota é uma treinadora pokémon chamada Marley, ela pedirá sua ajuda para atravessar esta parte da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Arcanine lv.59.
Marley lutará ao seu lado comArcanine lv.59
Nada demais, será como as outras pessoas que te pedem para fazer batalhas em dupla ao seu lado, seus pokémons são recuperados após as batalhas. Não espere muito por ela, como sempre, você terá que fazer quase tudo sozinho. Você terá que enfrentar alguns treinadores por aqui. Enquanto ela estiver te seguindo, você não poderá usar surf, depois você poderá voltar e ver o que tem através dos lagos. É possível encontrar Lapras surfando e Azumarill e Dewgong andando. Quando saírem, você então poderá explorar a rota 224. Bom, só explorar mesmo. No final dela tem uma pedra branca, com o item Oak’s Letter você poderá chegar até o lendário Shaymin, saiba mais no guia de captura dele.
SENDOFF SPRING E A TURNBACK CAVE
A caverna só se torna acessível após derrotar a elite 4. Pegue seus pokémons que tenham Rock Climb, Rock Smash e Defog. Vá à rota 214 e siga até aquela passagem à direita da rota, chamada Spring Path. Vá escalando com Rock Climb até achar uma caverna, a Turnback Cave. Cynthia ficava bloqueando a entrada da caverna, agora ela já está acessível. Na caverna, cada "sala" que você entrar haverá "portas" nos quatro cantos dela. Você deve ir arriscando uma porta e ir passando por várias salas até encontrar o portal que te leva ao Distortion World.
Se você entrar numa sala e voltar pela porta que entrou, voltará à 1ª sala da entrada da caverna. Você pode entrar numa sala com pedras de Rock Smash, preste atenção na posição delas, se notar alguma irregularidade, pode descobrir a porta certa a se passar. Também tem salas com pilares que têm números, o nº de cima de cada pilar indica por quantos pilares você já passou e o nº de baixo de cada pilar indica por quantas salas você já passou. Você deve encontrar o portal antes de passar por 30 salas. Quando você passar pelo 3º pilar, qualquer porta que escolher vai dar na sala com o portal. Te desejo boa sorte para chegar lá. Quando chegar, pule no portal e estará numa nova área do Distortion World. É um caminho curto, que te leva ao item Griseous Orb. Esse item, quando equipado a Giratina, faz com que ele se tranforme em sua Origin Form. É tudo que há nessa parte do Distortion World, então poderá voltar e sair.
AMITY SQUARE
Na cidade de Hearthome tem um lugar chamado Amity Square, onde você pode encontrar alguns itens bons. Não tem nada demais, mas é interessante ir lá. Para entrar lá, é preciso estar carregando um pokémon que deve ser um destes listados abaixo:
Turtwig
Grotle
Torterra
Chimchar
Monferno
Infernape
Piplup
Prinplup
Empoleon
Pikachu

Clefairy

Psyduck

Pachirisu

Happiny

Buneary

Drifloon

Jigglypuff (depois de ter National Dex)

Torchic (depois de ter National Dex)
Skitty (depois de ter National Dex)

Shroomish (depois de ter National Dex)
Quando entrar, você deixará seus demais pokémons na recepção e o seu pokémon (que for um destes listados acima) irá te acompanhar fora da pokébola. Quem já jogou Pokémon Yellow deve lembrar com o Pikachu podia te seguir fora da pokébola. Você pode virar-se de frente para seu pokémon e apertar A para ver como ele está, às vezes ele te dá coisas que encontra pelo caminho. Por este lugar é possível achar TM 45, TM 43, Amulet Coin, Spooky Plate.
Comparando a D/P, podemos ver que os iniciais agora também podem entrar. Em Platinum, o Amity Square ficou dividido em duas áreas. Se você entrar pela entrada da esquerda, estará na área do pátil central, se ir pela entrada da direita, estará na região montanhosa (em D/P era tudo junto). Existem várias caverninhas pela região, que quando você entra, é transportado para uma outra (o que não ocorria em D/P). Uma vez que você tenha dado um passo lá dentro, você pode virar para esquerda, para direita ou ir em frente para dar o segundo passo e ser teleportado. A caverninha em que você aparecerá varia em que direção você foi quando entrou. Uma dica para encontrar Spooky Plate é entrar no Amity Square pela entrada da direita e entrar na 1ª caverninha que aparecer, mas sempre dando um passo para direita, em todas as caverninhas em que você for parar. Uma hora chegará num lugar com um item, é o Spooky Plate (imagem da esquerda nas figuras abaixo).
PASTORIA GREAT MARSH GAME (SAFARI ZONE)
Pode ser acessado logo que estiver na cidade de Pastoria. A entrada fica no extremo norte da cidade. Como nas versões anteriores, é preciso pagar $500 para entrar e você recebe 30 Safari balls para capturar pokémons à vontade lá dentro, sem ter que batalhar com eles. Depois de dar 500 passos, ou depois de acabar seu estoque de Safari balls, você será forçado a sair do Safari e terá que pagar para entrar de novo. Quando isso acontece, dizemos que acabou seu tempo no Safari Zone. No andar de cima da entrada tem uns binóculos que servem para você descobrir onde está tal pokémon, se pagar $100.
 
Você poderá encontrar alguns itens por aqui e diversos pokémons, dependendo da área em que estiver. Os mais comuns são: Wooper, Quagsire, Bidoof, Bibarel, Budew, Tropius, Yanma, Hoothoot e Noctowl à noite. Tem aqueles mais raros de aparecer, que são Staravia, Roselia, Carnivine, Skorupi, Croagunk e Tangela. Se encontrá-los, te desejo boa sorte para capturá-los. Você pode acessar qualquer uma das 6 áreas do Safari indo de trem. Uma dica: quando você encontrar pokémons como Carnivine e Croagunk e eles fugirem, fique na área que estiver e tente encontrá-los de novo. Se estiver querendo pescar, o melhor pokémon que tem aí é o Gyarados, é possível achar Barboach e Whiscash.
Após ter a National Dex, você pode voltar aqui e ter a chance de encontrar pokémons diferentes, das regiões de Kanto, Johto e Hoenn, como Paras, Exeggcute, Kangaskhan, Shroomish, Kecleon, Gulpin, e Carvanha pescando, além de Drapion e Toxicroak.
PAL PARK
O Pal Park é onde você pode transferir seus pokémons dos jogos de GBA para as versões Diamond ou Pearl. Assim que você puder usar o surf fora das batalhas, este lugar se tornará acessível. Ao sul da cidade de Sandgem tem uma praia, use surf e você pode acessar as rotas 219, 220 e 221, que vão dar no Pal Park. Venha aqui quando já tiver a National Dex.
Com a National Dex, entre e o Profº Oak dirá que você poderá transferir pokémons de Kanto ou Hoenn para o Pal Park. Ele te dará uma nova função para o seu Pokétch, Trainer Counter, que mostra os 3 pokémons mais vistos com o Poké Radar. Feito isso, você pode usar a técnica Fly para voar até o Pal Park sempre que precisar. Você poderá transferir 6 pokémons por vez para o Pal Park, para transferir mais, é preciso esperar 24 horas. E não adianta adiantar 24 horas no relógio, pois acabará tendo que esperar outras 24 horas. Você terá que capturar os 6 pokémons que foram tranferidos no Pal Park.
Para fazer isso, é preciso inserir o Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen no slot de GBA de seu Nintendo DS. Abra seu jogo de Platinum e no menu de entrada (Continue, New Game, ...) você verá uma nova opção chamada "Migrate from [nome do jogo]". Selecione essa opção e você poderá escolher 6 pokémons de seu jogo de GBA. Os pokémons escolhidos não podem ter nenhum golpe de HM, se algum tiver, é melhor que antes você passe no Move Deleter do jogo. Quando selecionar os 6 pokémons aparecerá uma pergunta dizendo se você quer transferir seus pokémons PERMANENTEMENTE de seu jogo de GBA para seu jogo de Platinum. Esteja ciente de que seus pokémons não poderão ser trocados de volta se fazer isso. Respondendo que sim, seu pokémon será transferido para seu jogo de Platinum.
Agora volte no menu de entrada e dê Continue. Abra seu jogo salvo e vá ao Pal Park. O recepcionista perguntará se você quer tentar capturar os pokémons transferidos, diga sim e receba 6 Park balls. Atenção: se você tranferiu algum pokémon de água, é melhor que mantenha seu pokémon que tenha surf na equipe. Conseguindo capturar os 6 pokémons lá dentro (basta atirar a Park ball que ele é capturado automaticamente), você poderá ganhar um item, responda sim e seus pokémons são transferidos para o PC. Dependendo do pokémon que estiver no Pal Park, a área que ele aparece varia. Por exemplo: pokémons de água podem aparecer na água usando surf, os insetos na floresta, pokémons de pedra na área rochosa, etc.
O TRIO DE AVES LENDÁRIAS DE KANTOIsso mesmo! Em Platinum é possível achar Articuno, Zapdos e Moltres por Sinnoh. Para ter acesso às 3 aves, é preciso primeiramente ter a National Dex. Em seguida, é preciso ir encontrar o prof. Oak no Pal Park, atravessando as rotas 219, 220 e 221 que ficam ao sul de Sandgem. No Pal Park, o prof. Oak lhe dará um aplicativo pro Pokétch e dirá que vai passar um tempo na cidade Eterna. Vá para lá e entre na última casa ao sul da cidade, do lado esquerdo do gym. Ele estará lá, fale com ele e receba Up-grade. Ele também dirá que as aves lendárias de Kanto estão sobrevoando a região de Sinnoh. A partir de agora, as 3 aves poderão ser encontradas pelos matinhos do continente, assim como Mesprit e Cresselia.
Se você ainda tiver a Master ball e quiser usar contra um deles, fique à vontade, já que são lendários que fogem ao primeiro golpe que é dado. Os outros dois será preciso ter que se esforçar para encontrá-los e capturá-los. Boa sorte com eles. Articuno, Zapdos e Moltres estarão todos no lv.60, e podem ser localizados pelo mapa do Pokétch.
SNOWPOINT TEMPLE E REGIGIGAS
Snowpoint Temple é o templo ao norte da cidade Snowpoint. Ao se aproximar dele, a guardiã do templo irá te parar. Se já tiver a National Dex, Candice virá e irá liberar sua passagem. Lá dentro haverá gelo para você se deslizar e itens a serem pegos.
Para encontrar Regigigas, basta ir até as profundezas das ruínas, mas ele está adormecido. Para despertá-lo, basta transferir de suas versões de Game Boy Advance, os lendários Regirock, Regice e Registeel usando o Pal Park. Ou ainda, capturando os três Regis por Sinnoh mesmo, via o Regigigas obtido no 11º filme de Pokémon. Tendo o trio lendário de Hoenn em sua equipe, volte ao templo e poderá falar com Regigigas, salve antes de falar com ele! Ele está no lv.1, é o lendário de level mais baixo de todos os tempos, tome cuidado para não derrotá-lo, traga seu pokémon mais fraco, um Scyther com False Swipes é uma boa opção, fique alguns turnos enfraquecendo e incapacitando-o, para depois jogar Ultra balls.
A BATTLE ZONE
A Battle Zone (Northeast Island) é uma grande ilha no topo direito do mapa. É o lugar mais interessante de se ir depois de derrotar a Elite 4 e receber a National Dex. Lá você encontrará treinadores com a maioria dos pokémons lv.50-60 e muitos pokémons das gerações anteriores. Lembra quando sua mãe tinha dito que seu rival pegou um barco em Snowpoint? Pois é isso que você deve fazer agora!
FIGHT AREA
Pegue o navio em Snowpoint. Cynthia aparecerá para motivá-lo a seguir jornada e irá embora. Vá à Battle Zone. Chegando lá, você encontrará seu rival. Ele dirá que Volkner e Flint não estão deixando ninguém entrar na Battle Frontier. Ele te chamará para batalhar ao lado dele. Prepare-se para uma batalha em dupla de você e seu rival contra um gym leader e um elite member.
Seu rival batalhará ao seu lado usando essa equipe:
Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.53
Snorlax lv.54
Heracross lv.53
Floatzel lv.52
Rapidash lv.52
Torterra lv.56
Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.53
Snorlax lv.54
Heracross lv.53
Floatzel lv.52
Roserade lv.52
Infernape lv.56
Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.53
Snorlax lv.54
Heracross lv.53
Roserade lv.52
Rapidash lv.52
Empoleon lv.56
Versus um membro da elite 4 e o líder de ginásio da cidade Sunyshore.
Flint usa:
Houndoom lv.56
Flareon lv.56
Magmortar lv.58
Volkner usa:
Luxray lv.56
Jolteon lv.56
Electivire lv.58
Um tipo terra tem vantagem aos dois, um golpe com Earthquake tornam as coisas mais rápidas. Após a batalha, Flint e Volkner irão liberar a passagem. Palmer, o pai de seu rival e líder da Battle Tower aparecerá e falará sobre a Battle Frontier. Buck, uma das pessoas que assistiu a batalha de vocês, dirá que treina na Survival Are e na Stark Mountain e o convidará para ir lá.
A Fight Area nada mais é que um ponto de partida para os demais lugares da Battle Zone. Tem uma velha no PokéMart que te dá Scope Lens. Vá para o norte-esquerdo da área, perto da entrada da rota 225. Fale com o pescador aqui e responda sim e finalmente receberá a Super Rod, a melhor vara de pescar. Para a esquerda tem a saída para a rota 225. À direita da área tem a saída para o Battle Frontier e para a rota 230. Temos que escolher uma ordem, vamos primeiro rm direção à Survival Area, indo pelo norte esquerdo.
SURVIVAL AREA
Agora volte à Fight Area e siga em direção à rota 225. Traga Rock Climb, Cut, Surf, pois tem uns itens bons a serem pegos aqui. Aqui você encontra Fearow, Raticate, Machoke, Graveler, Banette (à noite), além de Spearow e Rattata se tiver mais sorte. Há treinadores com pokémons acima do lv.50. Essa rota não é tão pequena quanto parece. Em um lugar tem uma casa onde te dão Fresh Water. No final estará na Survival Area.
Nada a fazer, apenas recupere seu pokémons. A casa ao lado do Centro Pokémon está trancada, mas tarde será possível voltar aqui e reenfrentar os gym leaders. Se quiser, um cara na casa que está embaixo te dá o TM 42. Siga caminho à direita para a rota 226. Traga Rock Smash e Cut também. Aqui é possível pescar Relicanth e Seadra com Super Rod. Se você escalar logo que entrar na rota e ir à esquerda, você chegará a uma casa onde te ensinam golpes em troca de Shards. Volte e atravesse a rota. Use Rock Climb direto aqui. Uma hora estará num lugar que se for em direção ao norte estará na rota 227 e à direita na rota 228. Temos que escolher uma ordem, vamos primeiro à rota 228.
RESORT AREA
Na rota 228 é onde há um deserto (como pode haver neve (em Snowpoint) e deserto (aqui) no lado norte de um mesmo continente? Só mesmo em Pokémon!). Para quem não sabe, no deserto há uma tempestade de areia, isso quer dizer que em todas as batalhas começará o Sandstorm automaticamente, ferindo todos os pokémons que não seja do tipo pedra, terra ou metálico (igual quando está nevando, que começa o Hail automaticamente, ferindo os pokémons que não são de gelo).
Aqui você encontra Dugtrio, Rhydon, Cacturne (este aparece mais facilmente à noite) e Hippowdon, além de Diglett e Cacnea se tiver mais sorte. Procure explorar toda a rota, pegando itens e derrotando treinadores. É nesta rota que você encontra o Move Tutor dos golpes mestres dos iniciais. Ele está numa casa e ensina Frenzy Plant (para Venusaur, Meganium, Sceptyle ou Torterra), Blast Burn (para Charizard, Typhlosion, Blaziken ou Infernape) ou Hydro Cannon (para Blastoise, Feraligatr, Swampert ou Empoleon). Esses golpes (Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon) funcionam como o Hyper Beam, tendo que recarregar depois de usado. Para que ele ensine, basta colocar um inicial no estágio final de evolução em primeiro na sua equipe.
Chegará na rota 229, onde você encontra Beautifly, Dustox, Pidgey, Volbeat, Illumise, Ledian (de manhãzinha) e Ariados (à noite). Surfando você vê surskit, se tiver muita sorte, chega ver Masquerain. Nesta rota tem outra saída para a rota 230, mas vamos deixar para explorá-la em seguida. Nada demais, apenas preocupe-se de explorar toda a rota, pegando itens, derrotando treinadores... a saída está no extremo sul. Na Resort Area não há nada interessante, mas para aqueles que precisam aumentar a felicidade de seus pokémons, aqui tem um spa e o Ribbon Syndicate, onde você pode comprar Ribbons, isso se você já tiver algumas. Agora pode explorar a rota 230, uma rota aquática, lá você pode encontrar treinadores e uma Rare Candy usando Rock Smash. Ao atravessar a rota, estará novamente na Fight Area.
Pegue um pokémon com Rock Smash e Strenght e volte à entrada da rota 228 (norte da Survival Area, indo à direita). Vá até àquele lugar onde tinha a placa dizendo que ao norte era a rota 227 e à direita a rota 228. Agora sim vamos para o norte. Na rota 227 você encontra Camerupt, Rhydon, Golbat (à noite), Weezing, além de Skarmory, Numel e Rhyhorn se tiver mais sorte. Surfando aparecem Poliwag e Poliwhril. Nesta rota caem cinzas vulcânicas devido à Stark Mountain. Precisará fazer umas manobras com a bike aqui. No caminho encontrará seu rival e Crasher Wake (o líder do ginásio de água). Wake avisará para você estar bem preparado antes de ir à Stark Mountain. Seu rival seguirá Wake, embora ele não queira. Nesta rota também tem uma casa onde a velha recupera seus pokémons. Logo verá Buck, ele pedirá que você vigie a Stark Mountain. Ele dirá que a Magma Stone mantém Heatran adormecido e que a Equipe Galactic está atrás dela. Prossiga até chegar à Stark Mountain, use Rock Climb quando necessário.
STARK MOUNTAIN E HEATRAN
Quando se aproximar, verá dois membros do Team Galactic entrando na caverna. Ao entrar, verá os dois membros ao lado de Charon, além de Mars e Jupiter, que irão batalhar com você, uma de cada vez.
Mars lutará com:
Bronzong lv.58
Golbat lv.58
Purugly lv.60
Jupiter lutará com:
Bronzong lv.58
Golbat lv.58
Skuntank lv. 60
Após a batalha, Mars e Jupiter sairão em busca de Cyrus. Charon dirá que vai procurar a Magma Stone mesmo sem elas, e desce seguido dos dois membros. Aqui você pode achar Slugma e Magcargo, talvez até Koffing, mais a fundo na caverna. Fique esperto quando for empurrar as pedras com Strength. Vá pegando os itens que encontrar e abrindo caminho até Buck aparecer novamente. Ele perceberá o Team Galactic e irá e ajudar. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Claydol lv.63. A tela mostrará uma visão um pouco mais ampliada que o normal, fazendo que os personagens fiquem pequenos.
Buck lutará ao seu lado comClaydol lv.63
Acho que você já se acostumou com essas pessoas que fazem batalhas em dupla ao seu lado, já sabe como funciona. Como todas as vezes que você anda com alguém, não poderá usar Surf e nem Rock Climb fora das batalhas. Já que está ao lado de Buck, aproveite e procure por treinadores para batalhar, aproveite enquanto ele cura os pokémons depois das batalhas, use Strength e Rock Smash quando preciso.
Vá buscando por mais itens e tentando achar a saída. Quando você achar a saída, Buck irá te deixar, siga-o. Vocês encontrarão Charon falando sobre Cyrus, Saturn, Mars e Jupiter, e que vai por em ação seus planos e dominar o Team Galactic. Haverá um terremoto e ele pegará a Magma Stone e dirá que despertará Heatran. Neste momento aparecerá um Croagunk e irá tomar a Magma Stone de Charon. Este Croagunk não é de ninguém mais do que Looker, que estava disfarçado de pedra! Looker dirá que com Cyrus e os outros commanders fora do caminho, só restaria Charon para dar continuidade ao Team Galactic. Ao saber que Looker é da International Police, os outros dois membros irão fugir. Charon tentará resistir, mas Looker chamará seus oficiais para levá-lo.
Looker irá transportar você e Buck até a saída. Ele dirá que se Heatran acordasse, a Stark Mountain entraria em erupção. Buck se oferece para ir deixar a Magma Stone em seu lugar para que isso não aconteça. Looker dirá que seu trabalho está comprido e irá embora. Buck te convidará a ir em seu club e também irá. Use Fly até a Survival Area e encontre Buck em frente à casa do lado esquerdo do Centro Pokémon, ao lado de seu rival. Não fale com seu rival ainda, fale com Buck, ele irá permitir que você entre no Top Trainer Cafe (Battleground). Ele entrará, fale com Buck lá dentro, ele dirá que vai batalhar na Battle Frontier e sairá. Agora volte novamente à Stark Mountain (traga Ultra balls e Dusk balls para capturar um lendário). Aproveite para usar Rock Climb que andando com Buck não dava para usar. Você poderá achar uns itens e cortar caminho fazendo isso. No final, você verá que na última caverninha apareceu um Heatran lv.50. Lembre-se de salvar antes da batalha!
BATTLEGROUND - AS BATALHAS CONTRA OS TOP TRAINERS!Quando você foi falar com Buck dentro daquela casa à esquerda do Centro Pokémon da Survival Area, você deve ter visto alguns líderes de ginásio e/ou mais algum treinador que batalha a seu lado, como Riley ou Cheryl. Pois é, agora você terá a chance de enfrentá-los numa grande batalha. Todos os dias aparecem alguns top trainers aqui, eles vão se alternando no dia em que aparecem. Tenha uma boa batalha com eles, abaixo estão os pokémons que cada um usará:
RoarkAerodactyl
Lv. 62
Probopass
Lv. 61
Rampardos
Lv. 63
Golem
Lv. 61
Tyranitar
Lv. 65


GardeniaJumpluff
Lv. 61
Cherrim
Lv. 62
Bellossom
Lv. 61
Torterra
Lv. 63
Roserade
Lv. 65


MayleneHitmontop
Lv. 62
Breloom
Lv. 62
Medicham
Lv. 63
Lucario
Lv. 66
Machamp
Lv. 64


Crasher WakeSharpedo
Lv. 61
Floatzel
Lv. 63
Quagsire
Lv. 63
Gyarados
Lv. 66
Ludicolo
Lv. 65


FantinaBanette
Lv. 62
Mismagius
Lv. 62
Gengar
Lv. 63
Driblim
Lv. 66
Dusknoir
Lv. 62


ByronSkarmory
Lv. 61
Magnezone
Lv. 62
Steelix
Lv. 61
Bastiodon
Lv. 63
Aggron
Lv. 65


CandiceWeavile
Lv. 62
Abomasnow
Lv. 61
Mamoswine
Lv. 61
Froslass
Lv. 63
Glaceon
Lv. 65


VolknerJolteon
Lv. 61
Raichu
Lv. 61
Luxray
Lv. 62
Electivire
Lv. 65
Lanturn
Lv. 63


CherylWobbuffet
Lv. 61
Hariyama
Lv. 62
Wailord
Lv. 63
Drifblim
Lv. 61
Blissey
Lv. 65


BuckShuckle
Lv. 61
Dusknoir
Lv. 63
Torkoal
Lv. 61
Umbreon
Lv. 63
Claydol
Lv. 65


MarleyNinjask
Lv. 61
Electrode
Lv. 61
Crobat
Lv. 62
Weavile
Lv. 63
Arcanine
Lv. 65


RileyAbsol
Lv. 61
Salamence
Lv. 63
Metagross
Lv. 62
Ursaring
Lv. 61
Lucario
Lv. 65


MiraPorygon-Z
Lv. 61
Magnezone
Lv. 62
Gengar
Lv. 61
Togekiss
Lv. 63
Alakazam
Lv. 65
PASSE SEUS FINS DE SEMANA TENDO REVANCHES COM SEU RIVAL!Você deve ter visto, quando Buck liberou sua entrada no Top Trainer Cafe, que seu rival fica parado do lado de fora. Fale com ele agora, ele batalhará com você, ele estará com seus pokémons nos seguintes levels:
Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.61
Snorlax lv.63
Heracross lv.62
Floatzel lv.59
Rapidash lv.59
Torterra lv.65
Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.61
Snorlax lv.63
Heracross lv.62
Floatzel lv.59
Roserade lv.59
Infernape lv.65
Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.61
Snorlax lv.63
Heracross lv.62
Roserade lv.59
Rapidash lv.59
Empoleon lv.65
Após ter batalhado com ele esta primeira vez, a partir de agora, seu rival batalhará com você todos os fins de semana (sábado ou domingo). Nas próximas batalhas, os pokémons dele terão subido 10 levels, ficando assim:
Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.71
Snorlax lv.73
Heracross lv.72
Floatzel lv.69
Rapidash lv.69
Torterra lv.75
Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.71
Snorlax lv.73
Heracross lv.72
Floatzel lv.69
Roserade lv.69
Infernape lv.75
Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.71
Snorlax lv.73
Heracross lv.72
Roserade lv.69
Rapidash lv.69
Empoleon lv.75
Além disso, há uma hora que seu rival se torna o treinador mais forte do jogo, comparado ao Red das versões G/S/C e ao Steven de Pokémon Emerald. Para isso, você terá que vencer 20 vezes a Elite 4. Então, os pokémons de seu rival subirão mais 10 levels, ficando assim:
Se você escolheu Piplup:
Staraptor lv.81
Snorlax lv.83
Heracross lv.82
Floatzel lv.79
Rapidash lv.79
Torterra lv.85
Se você escolheu Turtwig:
Staraptor lv.81
Snorlax lv.83
Heracross lv.82
Floatzel lv.79
Roserade lv.79
Infernape lv.85
Se você escolheu Chimchar:
Staraptor lv.81
Snorlax lv.83
Heracross lv.82
Roserade lv.79
Rapidash lv.79
Empoleon lv.85
UMA ELITE 4 AINDA MAIS FORTE!Cada um dos membros da elite 4, inclusive a campeã Cynthia, aumentaram 16 levels de cada um de seus pokémons! Será que você é forte o sufiente para encará-los desta vez?
Aaron usa:
Yanmega lv.65
Scizor lv.65
Vespiquen lv.66
Heracross lv.67
Drapion lv.69
Bertha usa:
Whiscash lv.66
Gliscor lv.69
Hippowdon lv.68
Golem lv.68
Rhyperior lv.71
Flint usa:
Houndoom lv.68
Flareon lv.71
Rapidash lv.69
Infernape lv.71
Magmortar lv.73
Lucian usa:
Mr. Mime lv.69
Espeon lv.71
Alakazam lv.72
Bronzong lv.70
Gallade lv.75
Cynthia usa:
Spiritomb lv.74
Togekiss lv.76
Milotic lv.74
Garchomp lv.78
Lucario lv.76
Roserade lv.74
BATTLE FRONTIER
Quando for entrar, todas as balconistas que estiverem lá dentro irão olhar para você. A primeira irá ver o seu Vs. Recorder e irá atualizá-lo ao modo Battle Frontier. Aqui você poderá ver quantos BP (Battle Points) você tem, bem como as medalhas que ganhar. Você já está habilitado a entrar. Há 5 locais diferentes aqui: Battle Tower, Battle Factory, Battle Arcade, Battle Castle e Battle Hall. São nestes lugares que você ganha BP, que você pode trocar por itens. No pátio central existe uma maquete ilustrando a Battle Frontier, além das tendas onde você pode trocar seus BPs por itens (tem até Rare Candy). Em uma das tendas você poderá ganhar itens em troca de 1 BP, mas antes você deve passar num joguinho, estilo "raspadinha" para ganhar os itens. Achou, ganhou! É um joguinho que precisa ter sorte, pois você pode sair sem nada.
BASICAMENTE, nas batalhas em cada um dos locais do Battle Frontier você deve lutar com 7 treinadores, um de cada vez. Cada vez que você derrota esses 7 treinadores de uma vez (sem perder para nenhum dos 7) você completa 1 "round". Você permanece lutando durante esse round e só sai quando ele terminar. Você poderá pedir para sair ao término de cada batalha e salvar, mas é aconselhável seguir até o fim. Passando por um determinado número de rounds você encontrará um Frontier Brain (líder do local) que te dará uma medalha prateada quando for derrotado. Se continuar passando por mais alguns rounds, encontrará o Frontier Brain novamente, que dará uma medalha colorida quando for derrotado. Essas medalhas são equivalentes a uma insígnia de ginásio.
Na Battle Frontier não se ganha dinheiro, nem experiência - é exclusiva apenas de batalhas. Não deixa de ser um grande desafio para os treinadores. Cada local tem regras específicais, o que tornam as batalhas mais interessantes. Ao fim de cada round, perguntarão se você quer o vídeo da batalha, se disser que sim, será possível rever sua última batalha pelo Vs. Recorder.
Nos 5 locais da Battle Frontier tem recepcionistas que te guiam e te permite entrar em diferentes modos de batalha. Uma das recepcionistas te leva ao modo Multi Battle, são batalhas via Wi-Fi. A outra te guia para as tradicionais batalhas da Battle Frontier, que podem ser batalhas em dupla ou individuais (double/single) e com adversários no lv.50. Ao entrar, seus pokémons em levels maiores serão automaticamente reduzidos ao lv.50 enquanto estiverem batalhando lá dentro (exceção Battle Factory). Você poderá escolher 3 pokémons no modo individual e 4 pokémons no modo de batalhas em dupla (exceção Battle Hall). Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez (exceção Battle Hall), podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas (exceção Battle Castle). Os itens que seus pokémons estiverem segurando e forem consumidos durante uma batalha, serão recuperados no fim de cada batalha. As regras basicamente são essas. Um detalhe importante a ressaltar e que vale para todos os locais: os Frontier Brains só irão aparecer para batalhar com você no modo de batalhas individuais (single battle). Para mais informações das regras específicas de cada um desses locais, desça mais abaixo ao guia respectivo desse local. Na prática você verá que é bem mais fácil do que parece.

Se você pensa que todos os lendários estão bloqueados, fique sabendo que não estão. Lá é possível que você use: qualquer um do trio de lendários das 4 gerações, Latias e Latios, Heatran, Cresselia e Regigigas. Tanto é que podem usar esses lendários contra você. Você só não poderá usar os lendários guardiões, lendários "bunitinhos" e lendários mestres. Se você ficou confuso, abaixo estão os lendários que NÃO são usados na Battle Tower:
Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina (Origin e Altered Formes), Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin (Sky e Land Formes) e Arceus.
Fora esses, todos os demais lendários podem ser usados. Além disso, se for entrar com um Rotom transformado em uma de suas novas formas, ele voltará a sua forma original.
Isso é basicamente o que você precisa saber sobre a Battle Frontier em geral. A seguir você pode saber mais sobre cada um dos 5 locais existentes na Battle Frontier. Você poderá escolher a ordem que quiser de qual desses lugares vai batalhar.
BATTLE HALLLocalizado ao norte-esquerdo da Battle Frontier, seu líder é Argenta.
Diferente dos outros locais onde um round é contituído de 7 batalhas, no Battle Hall cada round terá 10 batalhas. Além disso, apenas um de seus pokémons poderá entrar, logo, serão batalhas 1×1. No modo de batalhas em dupla você entra com 2 pokémons claro, mas como sabemos, nesse modo não encontramos a Frontier Brain. O pokémon que você escolher deve estar no mínimo no lv. 30, mas é recomendado entrar no lv. 100, pois aparecem adversários em diversos levels lá dentro. Uma vez que tenha escolhido um pokémon, todas as próximas vezes que entrar, deverá entrar com ele, pois, se escolher outro pokémon para entrar, todos os rounds ganhos se perderão e a contagem recomeça do zero.
Antes de cada batalha, você poderá escolher o tipo do pokémon que seu adversário usará. Isso te dará vantagem por um instante, pois você pode escolher para batalhar sempre com o tipo contra o qual tenha vantagem. Atenção com as armadilhas, por exemplo, você escolhe um tipo voador crente que seus golpes elétricos ganhem facilmente, eis que o voador que o adversário usa é um Gligar, e seus golpes não o afetarão por ser também tipo terra. Tenha golpes variados! Cada vez que você ganha, o tipo que você escolheu antes aumenta em rank, o que significa que os próximos pokémons do tipo escolhido virão em levels cada vez mais altos. Todos os tipos começam no rank 1 e vão até o rank 10. Quando você derrotar o pokémon do rank 10 de um determinado tipo, não poderá mais escolhê-lo.
Hall Matron Argenta
Na 50ª batalha (último treinador do 5º "round"), Argenta aparece e batalha com você.
Derrote-a e receba sua medalha prateada.
Na 170ª batalha (último treinador do 17º "round"), Argenta aparece e batalha com você.
Derrote-a e receba sua medalha colorida.
O pokémon que ela usará varia de jogador para jogador, e é a única treinadora que você não poderá escolher o tipo contra qual quer lutar. Note que, para receber a medalha colorida, é preciso passar por 170 batalhas. Como existem 17 tipos e você pode lutar até 10 vezes cada (10 ranks), logo, você deverá batalhar contra todos os tipos em todos os seus ranks! E como não vale entrar com outro pokémon, você terá que lutar contra os pokémons que têm fraqueza também!
BATTLE CASTLELocalizado ao sul-esquerdo da Battle Frontier, seu líder é Darach ~ e a princesa Caitlin.
No Battle Castle há uma princesa (Lady Caitlin) que fica sentada em seu trono assistindo as batalhas. Você será guiado pelo mordomo do castelo, Darach. Ao entrar, todos os itens que seus pokémons estiverem segurando serão retirados, e só são devolvidos quando você sair. Ao entrar, você se encontra com Darach, que te dá 10 Castle Points (CP). Todas as vezes que entrar você recebe esses 10 CP. Os CP funcionam como os BP, mas só podem ser usados dentro do Battle Castle. Ao final de cada batalha, Caitlin julga quantos CPs você receberá, de acordo com seu desempenho na batalha.
Diferente dos outro locais, no Battle Castle seus pokémons não serão automaticamente recuperados após cada batalha. Mas essa é uma das finalidades do CP, você pode trocar alguns para restaurar HP, PP ou uma restauração completa. Você pode gastar seus CP de outras formas também, trocando por berries ou itens (boa opção, já que seus próprios itens são removidos dos seus pokémons quando entra). Além disso, você pode usar seus CP para obter informações sobre o adversário, descobrir os pokémons que ele irá usar e os golpes que cada um usa. No começo, você estará limitado sobre o que você pode comprar com seus CP. Mas existe uma opção (rank up) que eleva o seu rank, destrancando algumas opções que só são acessíveis a quem tem um rank mais elevado. Com o tempo, é possível também passar por um treinador sem batalhar, em troca de CP. Antes de cada batalha, Darach pergunta de que forma vai gastar seus CP e se vai proseguir.
Rank up - Para você subir de Rank, é necessário gastar alguns CP, que tornará algumas coisas que não era acessíveis antes passarem a ser acessíveis. Em algumas situações é necessário dar rank up mais uma vez para ter acesso a mais coisas. Irei chamar de level 1 quando você nunca fez um rank up, level 2 depois de ter feito rank up e level 3 quando você faz rank up pela 2ª vez. Abaixo, uma tabela de quantos CP é necessário para você subir de rank:
TipoRankCP gastoEfeito
RecuperaçãoLevel 1-Recupera o HP de um pokémon
Level 2100CPRecupera os PP de um pokémon
Level 3100CPRecupera o HP e PP de um pokémon
Obter ItensLevel 1-Dá acesso a 8 tipos de berries
Level 2100CPDá acesso a 15 tipos de berries e 12 tipos de itens
Level 3100CPDá acesso a 32 tipos de berries e 27 tipos de itens
Obter InformaçõesLevel 1-Você pode ver os pokémons do adversário
Level 250CPVocê pode ver os golpes do adversário
Detalhe: as berries do level 1 são de recuperação de status, do level 2 são de aumento de stats e do level 3 são as de enfraquecimento de golpes super efetivos de um determinado tipo. Abaixo segue o quanto de CP é necessário para determinada ação:
AçãoRankCP gasto
Ver um pokémon do adversárioLevel 11CP
+5 lv. em um pokémon do adversárioLevel 11CP
-5 lv. em um pokémon do adversárioLevel 115CP
Ver o summary do pokémon do adversárioLevel 12CP
Ver os golpes do pokémon do adversárioLevel 25CP
Recuperação do HPLevel 110CP
Recuperação do PPLevel 28CP
Recuperação totalLevel 312CP
Pular uma batalhaLevel 150CP
Detalhe: as ações feitas sobre o pokémon adversário é em cima de apenas um dos três pokémons. Se quiser, por exemplo, ver os três pokémons do adversário antes da batalha, você gastará 3 CP. Um ato como dar 5 levels a um pokémon adversário pode te por em desvantagem, mas isso influenciará na recepção de CP após a batalha. Abaixo estão algumas condições que Caitlin considera na hora de julgar quantos CP você irá receber por ter ganhado uma batalha:
CondiçãoCP ganho
Nº de pokémons que não foram derrotados (faint)Nº ×3CP
Nº de pokémons com o HP 100%Nº ×3CP
Nº de pokémons com mais da metade do HPNº ×2CP
Nº de pokémons com menos da metade do HPNº ×1CP
Nº de pokémons sem problemas de statusNº ×1CP
Menos que 5 PP usados na batalhaNº ×8CP
Menos que 10 PP usados na batalhaNº ×6CP
Menos que 15 PP usados na batalhaNº ×4CP
Nº de pokémons adversários que ganharam 5 levelsNº ×7CP
Castle Valet Darach (& Lady Caitlin)
Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round"), Darach lutará com você, usando estes pokémons:
Staraptor
Houndoom
Empoleon
Derrote-os e receba sua medalha prateada.
Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round"), Darach lutará com você, usando estes pokémons:
Empoleon
Gallade
Entei
Derrote-os e receba sua medalha colorida.
BATTLE ARCADELocalizado ao sul-direito da Battle Frontier, seu líder é Dahlia.
As regras gerais funcionam normalmente aqui, um round de 7 batalhas, pode escolher 3 pokémons (4 no double battle, onde Dahlia não aparece), pokémons reduzidos ao lv. 50, pokémons recuperados entre as batalhas. Uma regra especial: assim como no Battle Castle, as berries que seus pokémons estiverem segurando serão retiradas deles e devolvidas apenas quando você for sair. Lá dentro poderá ocorrer a chance de você receber berries para serem usadas durante o round. Quando entrar, haverá um campo metade preto (seu lado) e metade vermelho (lado do adversário). No telão é possível ver os seus pokémons e os pokémons do adversário antes da batalha, aproveite essa chance para bolar as estratégias de como vencê-lo.
O jogo funciona como uma espécie de "roleta", há vários quadrinhos que vão acendendo um de cada vez, você terá que ser rápido para parar a roleta, no quadrinho onde parar e permanecer aceso é o que vale! Cada um desses quadrinhos tem uma figura que representa algo que acontecerá com você, seu adversário ou ambos durante a batalha ou todo o round. O evento pode variar, mexendo no HP e lv. dos pokémons, deixando-os com algum problema de status, mexendo no clima do ambiente, na velocidade da roleta, chegando algumas vezes ao ponto de você e seu adversário trocarem de pokémon, ou de você ganhar BP ou até mesmo não acontecer nada! Abaixo tem uma lista dos eventos que podem acontecer.
IconEventoQuem AfetaEfeitoDuração
Reduz HP do adversárioAdversárioReduz HP dos pokémons adversários em 20%1 batalha
Poison no adversárioAdversárioEnvenena os pokémons adversários1 batalha
Paralyz no adversárioAdversárioParalisa os pokémons adversários1 batalha
Burn no adversárioAdversárioQueima os pokémons adversários1 batalha
Sleep no adversárioAdversárioDeixa 1 pokémon adversário dormindo1 batalha
Freeze no adversárioAdversárioCongela 1 pokémon adversário1 batalha
Dá berries ao adversárioAdversárioTodos os pokémons adversários recebem 1 berry cada1 batalha
Dá itens ao adversárioAdversárioTodos os pokémons adversários recebem 1 item cada1 batalha
Aumenta lv. adversárioAdversárioTodos os pokémons adversários sobem 3 levels cada1 batalha
Reduz seu HPVocêReduz HP dos seus pokémons em 20%1 batalha
Poison em vocêVocêEnvenena os seus pokémons1 batalha
Paralyz em vocêVocêParalisa os seus pokémons1 batalha
Burn em vocêVocêQueima os seus pokémons1 batalha
Sleep em vocêVocêDeixa 1 pokémon seu dormindo1 batalha
Freeze em vocêVocêCongela 1 pokémon seu1 batalha
Você ganha berriesVocêTodos os seus pokémons recebem 1 berry cadaDurante todo o round
Você ganha itensVocêTodos os seus pokémons recebem 1 item cadaDurante todo o round
Aumenta seu lv.VocêTodos os seus pokémons sobem 3 levels cada1 batalha
Dia ensolaradoAmbosBatalha sob efeito Sunny Day1 batalha
ChuvaAmbosBatalha sob efeito Rain Dance1 batalha
Tempestade de areiaAmbosBatalha sob efeito Sandstorm1 batalha
GranizoAmbosBatalha sob efeito Hail1 batalha
NévoaAmbosBatalha sob efeito Fog1 batalha
Trick RoomAmbosBatalha sob efeito Trick Room (mais lentos atacam 1º)5 turnos
Troca de Pokémons-Você batalha com os pokémons do adversário e ele com os seus1 batalha
+ Velocidade-Aumenta a velocidade da roletaDurante todo o round
- Velocidade-Diminui a velocidade da roletaDurante todo o round
Velocidade Aleatória-A velocidade da roleta é aleatóriaDurante todo o round
Ganhar 1 BP-Receba 1 BP e ganhe do adversário sem batalhar1 batalha
Sem batalha-Você ganha automaticamente do adversário sem batalhar1 batalha
Sem evento-Não causará nenhum efeito na batalha ou durante o round1 batalha
Ganhar 3 BP-Receba 3 BP e ganhe do adversário sem batalhar1 batalha
As batalhas (chamadas de games pelo juiz) correm através das condições estabelecidas pela roleta. Existem algumas excessões em que a roleta não conseguirá afetar:
Não irá deixar com Poison: pokémons tipo veneno e metálico e com habilidade Immunity
Não irá deixar com Paralyz: pokémons tipo terra e com habilidade Limber
Não irá deixar com Burn: pokémons tipo fogo e com habilidade Water Veil
Não irá deixar com Sleep: pokémons com habilidade Insomnia e Vital Spirit
Não irá deixar com Freeze: pokémons tipo gelo e com habilidade Magma Armor
Arcade Star Dahlia
Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round"), Dahlia aparece e usa estes pokémons:
Dusknoir
Medicham
Ludicolo
Derrote-a e receba sua medalha prateada.
Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round"), Dahlia aparece e usa estes pokémons:
Blaziken
Togekiss
Zapdos
Derrote-a e receba sua medalha colorida.
BATTLE FACTORYLocalizado ao norte-direito da Battle Frontier, seu líder é Thorton.
Na Battle Factory a diferença é que você luta com pokémons que não são seus. Você deve ser esperto e saber quais são os 3 melhores pokémons para escolher. Irão te dar a opção de 6 pokémons, de onde você escolherá 3 dele para batalhar. Quando você vê o pokémon, você tem a opção de summary (ver os stats), rent (escolhe-lo) e others (ver os outros pokémons). Sugiro que veja o summary do pokémon antes de escolhê-lo, pois é possíver ver seu item, golpes, etc. O legal é que após você vencer cada batalha, você tem a chance de trocar um dos pokémons que estão com você por um que foi usado pelo seu último oponente. Portanto, preste atenção nos pokémons que seu oponente usar, quem sabe um deles não te interessa.
Antes de cada batalha, o guia dirá quais pokémons seu próximo adversário irá usar. Conforme o seu progresso na Battle Factory, esse guia vai dando cada vez menos informações a você. No modo de batalhas individuais (caminho que você deve fazer para chegar até Thorton), no 1º round, o guia fala o nome dos três pokémons que o adversário usa. No 2º round, ele diz o nome apenas de dois dos três pokémons. No 3º round ele dirá o nome de um pokémon e um de seus golpes. No 4º round ele só contará um dos golpes de um dos pokémons. No 5º round ele só vai falar o tipo mais comum dentre os três pokémons do adversário.
Como você luta com pokémons que te oferecem, ao entrar, você será abordado quanto ao level dos pokémons. Há duas opções: lv. 50 e open level (lv.100). Se começar batalhado no lv. 50, batalhe sempre no lv. 50, se foi no open level, batalhe só no open level. Normalmente a diferença é que no lv.50 os pokémons dados como escolha são os mais básicos, e os oferecidos no open level costumam ser de estágio final de evolução.
Factory Head Thorton
Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round"), Thorton aparece e batalha com você.
Derrote-o e receba sua medalha prateada.
Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round"), Thorton aparece e batalha com você.
Derrote-o e receba sua medalha colorida.
Assim como você, Thorton batalha com pokémons aleatórios, os pokémons que ele usar serão diferentes de um jogador pro outro.
BATTLE TOWER
Localizado ao norte da Battle Frontier, seu líder é Palmer.
Seus pokémons serão reduzidos ao lv. 50, você terá de derrotar 7 treinadores no round, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Os itens que seus pokémons estiverem segurando e forem consumidos durante uma batalha, serão recuperados no fim de cada batalha. Você escolhe 3 pokémons para entrar (4, no modo Double Battle). Palmer só aparece no modo de batalhas individuais. Além disso, é impotante ganhar batalhas consecutivamente, se você perde uma batalha, a contagem de treinadores derrotados recomeça do zero. Enfim, aqui só valem as regras gerais, portanto, procure sobreviver e enfrentar seus oponentes sem muita frescura. Um detalhe especial da Battle Tower: você deve entrar com 3 pokémons segurando itens diferentes, se você tentar entrar com pokémons segurando itens iguais, não conseguirá.
Vez ou outra pode ocorrer de você ganhar prêmios em meio a tantas batalhas. No modo de batalhas individuais, você ganha Bronze Trophy após 20 batalhas consecutivas, Silver Trophy após 50 batalhas consecutivas e Gold Trophy após 100 batalhas consecutivas. Além disso, em outras formas você ganha medalhas, como ganhar 50 batalhas consecutivas no modo double battle, multi battle e por batalhas via wi-fi.
Tower Tycoon Palmer
Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round"), Palmer aparece e usa estes pokémons:
Dragonite
Rhyperior
Milotic
Derrote-o e receba sua medalha prateada.
Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round"), Palmer aparece e usa estes pokémons:
Cresselia
Heatran
Regigigas
Derrote-o e receba sua medalha colorida.
O modo multibattle:
Falando com a recepcionista da esquerda você pode fazer batalhas ao lado de um amigo via DS Wireless. Mas além disso você pode batalhar ao lado dos treinadores que você ajudou durante o jogo. Falo de Cheryl, Mira, Riley, Marley e Buck, lembra deles? Se você já lutou ao lado deles terá a chance encontrá-los lá. Agora é a vez deles te ajudarem. Os pokémons deles já não batalham que nem bobos, agora eles realmente podem te ajudar a ganhar batalhas em dupla na Battle Tower. Lembrando que se você escolher essa opção o Palmer não aparece para lutar. Os pokémons deles podem variar:

Snorlax
Espeon
Umbreon
Porygon2
Cheryl da Eterna Forest
Blissey
Milotic
Latias
Latios
Gastrodon
Porygon-Z
Cresselia

Mira da Wayward Cave
Alakazam
Gengar
Zapdos
Espeon
Gardevoir
Latios
Roserade
Magnezone
Magmortar
Togekiss
Glaceon
Porygon-Z

Poliwrath
Machamp
Rhydon
Gyarados
Ursaring
Tyranitar
Blaziken
Riley da Iron Island
Breloom
Slaking
Hariyama
Medicham
Absol
Salamence
Metagross
Rampardos
Lucario
Toxicroak
Rhyperior
Mamoswine
Regigigas

Marley da Victory Road
Dugtrio
Electrode
Starmie
Aerodactyl
Crobat
Sceptyle
Swellow
Ninjask
Weavile

Umbreon
Forretress
Steelix
Shuckle
Buck da Stark Mountain
Skarmory
Regirock
Regice
Registeel
Bastiodon
Rhyperior
Probopass
Dusknoir
Cresselia
PHIONE & MANAPHY
Em um evento do jogo alternativo Pokémon Ranger (Nintendo DS), você tem a missão de pegar um ovo. O continente de lá chama-se Fiore, mas o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Então, é preciso trocar o ovo do jogo Pokémon Ranger para o jogo Diamond/Pearl/Platinum. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Manaphy lv.1.
Agora, tendo um Manaphy e um Ditto, basta cruzá-los no Day Care e sairá um ovo diferente. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Phione lv.1. Estas são as formas de se obterem Phione e Manaphy.
DARKRAI E A NEWMOON ISLAND
Você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o Member’s Card. Vá à cidade Canalave e você poderá acessar o Motel que antes ficava trancado. Vá lá para dormir à noite e você será perturbado pelo Darkrai em seu sonho. Você será levado até a ilha e poderá batalhar com o Darkrai, ele está no lv.50. Use bastante golpes lutadores nele se quiser ter vantagem, afinal, Darkrai não é do tipo fantasma e sim noturno. Quando você acordar, o marinheiro dirá que você dormiu por muito tempo. O motel ficará trancado novamente.
SHAYMIN E O FLOWER PARADISE
Também você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o item Oak’s Letter (a carta do profº Carvalho). Com este item na mochila, vá à pedra branca que tinha na rota 224. Marley, aquela que você ajudou a atravessar a caverna, aparecerá aqui para ver a pedra branca. Fale com o profº e a rota irá aumentar de tamanho. Esta Seabreak Path é uma extensão da rota 224, que vai dar direto no Flower Paradise. Atravesse o jardim de flores, no final, estará um Shaymin lv.30 te esperando. Além disso, em Platinum é possível ter Shaymin em sua forma Sky. Para isso, esteja com um Shaymin na equipe, fale com a mulher loira na cidade Floaroma e receba o Gracidea Flower, um item que altera a forma de Shaymin quando é equipado nele. Para o Shaymin voltar a ser land form, basta depositá-lo num box do PC.
ARCEUS E A HALL OF ORIGIN
Outro que você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você ganha Azure Flute. Com esse item em sua mochila, vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet, naquele lugar onde você e Cythia pularam no portal do Distortion World. Ao entrar no Spear Pillar você tocará a flauta (Azure Flute). As escadas aparecerão e você subirá até o lugar onde o Arceus fica. Este é o pokémon lendário em level mais alto que se pode capturar, ele está no lv.80, portanto, esteja preparado.
REGIROCK, REGICE & REGISTEELHá uma maneira de se obter o trio de Regis em Platinum. Para isso, é preciso ter transferido para a sua versão Platinum o Regigigas que foi distribuído na exibição do 11º filme de Pokémon no Japão. Se você tiver a sorte de ter conseguido ele, você poderá liberar os outros 3 Regis em Sinnoh. Eles estarão em algumas caverninhas, uma na Rota 228, outra no Mt. Coronet e outra na Iron Island. Estas cavernas são aquelas onde encontrávamos um item bem no centro e um Nugget escondido em algum lugar (que é possível ser localizado com o Dowsing Machine do Pokétch). O item que era encontrado no meio da sala é o item que aumenta o poder dos golpes tipo pedra, gelo e metal. Ou seja, na caverna onde você encontrou Hard Stone, é onde encontrará Regirock; na caverna onde você encontrou NeverMeltIce, é onde encontrará Regice e na caverna onde você encontrou Metal Coat, é onde encontrará Registeel. Se você ainda não lembra, a caverna de Regirock está ao norte da Rota 228; a caverna de Regice está na saída do Mt. Coronet que vai para a rota 216 e a caverna de Registeel está no fim da caverna que há na Iron Island.
Para que os Regis apareçam, cada um em sua caverna, você deverá, primeiramente, estar com o Regigigas do 11º filme em sua equipe. Com ele em mãos, vá para as cavernas de seus respectivos Regis e verá que apareceram círculos no chão e uma estátua no topo da caverna. Para despertar o Regi, fale com a estátua, depois pise em cada um dos círculos no chão e fale com a estátua denovo. A batalha contra o Regi começará, e ele estará no lv.30. O procedimento é o mesmo para capturar os 3 Regis. Dica: se você quiser, você poderá usar esses 3 Regis para despertar o outro Regigigas, que se encontra adormecido no Snowpoint Temple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário